Jacob do Bandolim nascimento 14/02/1918 falescimento 13/08/1969

Maior referência brasileira no instrumento que virou parte de seu nome, Jacob alçou o bandolim a um lugar de honra na música brasileira. Esse trabalho vinha sendo desenvolvido antes por outros instrumentistas, como Luperce Miranda, mas foi Jacob quem colocou definitivamente o bandolim como instrumento solista por excelência. Nascido no Rio de Janeiro, ganhou o primeiro bandolim, de modelo napolitano (ou "de cuia") na adolescência. Apesar de se apresentar tocando em conjuntos instrumentais desde cedo, nunca se profissionalizou totalmente, tendo sempre outros empregos não relacionados à música. Foi vendedor, prático de farmácia, corretor de seguros, comerciante e escrivão de polícia, cargo que ocupou até morrer. Por não depender financeiramente da música, Jacob pôde tocar e compor com mais liberdade, sem sofrer pressões de gravadoras ou editoras. Figura rígida e disciplinada, tanto na personalidade quanto na música, pesquisou e resgatou parte do repertório tradicional do choro, repertório este que passou a incluir várias de suas composições, como "Noites Cariocas", "Receita de Samba", "A Ginga do Mané", "Doce de Coco", "Assanhado", "Treme-treme", "Vibrações" e "O Vôo da Mosca". Depois de montar o grupo Jacob e Sua Gente, integrar o Conjunto da Rádio Ipanema e o regional de César Faria e participar de gravações históricas como a de Ataulfo Alves para "Ai, que Saudade da Amélia" (Ataulfo/ Mário Lago) e a de Nelson Gonçalves para "Marina" (Dorival Caymmi), gravou em 1947 o primeiro disco solo, seguido por outros dois nos anos seguintes, pela Continental. Na década de 50 transferiu-se para a Victor, onde gravou seus LPs. Montou o conjunto Época de Ouro em 1966, com grandes nomes do choro, como Dino 7 Cordas, César Faria, Jonas, Carlinhos, Gilberto e Jorginho. Alcançando expressiva popularidade, Jacob e o Época de Ouro ajudaram a divulgar o choro tradicional, por meio de shows e LPs, como o consagrado "Vibrações" (1967). O conjunto permanece em atividade até hoje. Uma das últimas apresentações de Jacob, um show com Elizeth Cardoso e o Zimbo Trio em 1968, foi gravado e lançado em LP duplo, mas não foi relançado em CD no Brasil. Outras antologias foram produzidas, da mesma forma, exclusivamente para o mercado externo, onde a arte de Jacob é muito apreciada. Seu filho, o compositor Sérgio Bittencourt, homenageou-o no samba "Naquela Mesa" ("tá faltando ele/ e a saudade dele/ tá doendo em mim"), sucesso de Elizeth Cardoso, cantora que ele descobriu. Em 1997 a professora Ermelinda Paz lançou o livro "Jacob do Bandolim", pela editora Funarte.

Discografia

Discos de carreira
PRIMAS E BORDÕES

PRIMAS E BORDÕES

RCA Victor - 1962
 
CHORINHOS E CHORÕES

CHORINHOS E CHORÕES

RCA Victor - 1961
 
VALSAS BRASILEIRAS DE ANTIGAMENTE

VALSAS BRASILEIRAS DE ANTIGAMENTE

RCA Victor - 1960
 
NA RODA DO CHORO

NA RODA DO CHORO

RCA Victor - 1960
 
VALSAS EVOCATIVAS

VALSAS EVOCATIVAS

RCA Victor - 1956
 
Extras
CHOROS, VALSAS, TANGOS E POLCAS

CHOROS, VALSAS, TANGOS E POLCAS

SOARMEC Discos - 1996
 
PRÓLOGO - VIVENDO NO JACOB

PRÓLOGO - VIVENDO NO JACOB

Tartaruga (Japão) - 1994
 
PIXINGUINHA 70

PIXINGUINHA 70

Museu da Imagem e do Som - 1968
 
Coletâneas
IN MEMORIAM - JACOB DO BANDOLIM

IN MEMORIAM - JACOB DO BANDOLIM

BMG Ariola - 1996
 
ASSANHADO

ASSANHADO

RCA Camden - 1966
 
VALSAS E CHOROS EVOCATIVOS

VALSAS E CHOROS EVOCATIVOS

RCA Victor - 1962
 
CHOROS EVOCATIVOS

CHOROS EVOCATIVOS

RCA Victor - 1957
 
Tributos
SEMPRE JACOB

SEMPRE JACOB

Kuarup - 1996
 
Caixas/2 em 1