Rec-Beat leva carnaval pop ao Recife

Festival, que vai do sábado (dia 1º) à terça-feira, traz atrações como Lenine, Naná Vasconcellos, mundo livre S/A e MV Bill

Mônica Loureiro
28/02/2003
Carnaval em Recife: frevo, blocos, bonecos, milhares de pessoas pela rua e... rock! Isso mesmo, desde 99, acontece integrado à programação carnavalesca da cidade pernambucana o festival Rec-Beat. Ganhando importância a cada edição, o evento já bate de frente com o Abril Pro Rock, até então o mais conceituado da cidade na área rock/pop.

Nesta oitava edição que acontece de 1º a 4 de março, o Rec-Beat vai apresentar 24 atrações nacionais e locais, além de programação infantil e tenda eletrônica. Lenine, Seu Jorge, B Negão, MV Bill, Baseado em Blues, Cordel do Fogo Encantado, mundo livre S/A, Maracatu Leão Coroado, Naná Vasconcelos, DJ Dolores, Bonsucesso Samba Clube, Barbatuques e Irmãos Aniceto são alguns nomes escalados para o evento gratuito.

"O festival começou em Olinda, em 95, dentro de um bar. A cidade, que tem um Carnaval diurno, ficava sem opções à noite, o que aumentava em muito a violência... Então, o Rec-Beat já nasceu com a proposta de ser um complemento, não uma alternativa ao Carnaval", conta o organizador Antonio Gutierrez, mais conhecido como Gutie. O empresário destaca que, em 99, o festival passou para Recife, onde é realizado até hoje no Bairro do Recife Antigo, dentro da programação do Pólo Mangue. "Na época, a Rua da Moeda não tinha quase nada. O Rec-Beat transformou o local num dos principais points da cidade", orgulha-se.

A idéia hoje do Rec-Beat é oferecer atrações nacionais ao público local e apresentar as pernambucanas para os turistas. "Nossa maior característica é a pluralidade, não há noite temática. Além das bandas, temos também os DJs, dança e moda", diz Gutie.

Com patrocínio integral da Prefeitura de Recife, o Rec-Beat vem tomando impluso a cada ano. Apesar de acontecer em outra época, anda incomodando a organização de um outro festival pernambucano. "Aqui em Recife temos um grande problema em relação às bandas locais. Elas se apresentam em vários eventos gratuitos, e assim fica difícil escalá-las no Abril Pro Rock, pois o público vai preferir ver atrações inéditas e as que já assistiu de graça", argumenta Paulo André, organizador do evento que acontece em abril no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

Gutie discorda: "Somos uma grife. As pessoas vão para o evento como um todo e não para assistir a uma atração em particular, pois sabem que no meio das várias atrações sempre vai haver uma que vale a pena". E é categórico ao afirmar que há espaço para os dois eventos festivais: "Um não entra em conflito com o outro".

A programação completa do evento:
Sábado, 01/03:
Maracatu Leão Coroado, Os Ticuqueiros, Bonsucesso Samba Clube, Baseado em Blues (RJ), BNegão (RJ) e mundo livre S/A. Tenda Eletrônica: Cool Crabs.
Domingo, 02/03: Ylê de Egba, Ângelo Madureira, Irmãos Aniceto do Crato, Rebeca Matta (BA), Nana Vasconcellos & Arto Lindsay (EUA) e Silvério Pessoa. Tenda Eletrônica: DJs Bruno Pedrosa e Eduardo Bid.
Segunda, 03/03:
Recbitinho - Morro Tocando, Samba de Coco Raizes de Arcoverde, Etnia, Barbatuques (SP), Kau (SP), MV Bill (RJ) e Cordel do Fogo Encantado. Tenda Eletrônica: DJs Big e Soul Slinger.
Terça, 04/03: Recbitinho - Percumirim & Rec-Lixon, Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Flávio Guimarães (RJ) & Tavares da Gaita, Eddie, Mestres da Guitarrada (PA), Seu Jorge (RJ) e Lenine. Tenda Eletrônica: DJs Dolores e Cliff.
Os convidados são todos pernambucanos, exceto quando assinalado. Confira mais detalhes sobre o festival no site oficial www.recbeat.com.br.