SOUL BRASILEIRO

Vários Intérpretes (2000)

2000
Crítica

Cotação:

Estava mesmo na hora de alguém se dar conta do volume de história que os afilhados da soul music no Brasil acumularam nessas últimas três décadas. Isso para não entrarmos numa outra história, que é a discussão acerca da importância que essa black music teve para a própria renovação da MPB. De Tim Maia e Jorge Ben a Farofa Carioca e Claudinho & Buchecha, a trajetória foi enfim traçada na coletânea Soul Brasileiro. O repertório utilizado é o da antiga PolyGram e o da Universal Music, fundidas ano passado na nova Universal. Assim, muita gente boa ficou de fora: Sandra Sá, Banda Black Rio, Toni Tornado, Robson Jorge e Lulu Santos, só para citar alguns. No entanto, com a turma disponível, foi possível traçar um painel que nos dá uma boa visão da evolução do Soul Brasil ao longo dos anos. Seja na tentativa de se atualizar com a música importada, ou na busca por fusões com o samba e outros ritmos nacionais, os artistas fizeram a máquina girar. O pioneiro Jorge Ben comparece com três músicas seminais, que acabariam regravadas anos depois, respectivamente, pelo Soulfly, Cidade Negra e O Rappa: Ponta de Lança Africano (Umbabarauma), O Homem da Gravata Florida e Take It Easy My Brother Charles. A influência soul não é tão clara nelas, mas o violão suingado está lá, resplandecente.

Buscando a representatividade sem esbarar na obviedade, a seleção do produtor Carlos Alberto Sion segue com um inspirado Tim Maia: Chocolate, que voltou no fim dos anos 80 na voz de Marisa Monte. Mas o grande mérito de Soul Brasileiro é trazer para a era do CD músicas (irresistivelmente dançantes) de três grandes mestres do funk brasileiro dos anos 70: Cassiano (De Bar em Bar, com sabor disco), Gerson (King) Combo (Andando nos Trilhos, que é puro James Brown) e Hyldon (Estrada Errada). Seguindo a linha cronológica, vêm um Luís Melodia (O Sangue Não Nega, do disco Felino, de 1983) e duas do grande herdeiro do soul, Ed Motta (Fora da Lei e Vamos Dançar, esta numa versão recente, mais caprichada instrumentalmente). A segunda metade dos anos 90 é representada pelo Farofa Carioca (com a boa A Lei da Bala, um rap-funk com cavaquinho, na linhagem da Black Rio) e por dois expoentes do discutível funk-melody – Claudinho & Buchecha e Márcio e Goró – justamente nas faixas em que o acento soul é mais evidente. Dos primeiros, comperecem o chiclete Quero Te Encontrar e Tempos Modernos (que, por vias indiretas, acaba trazendo Lulu Santos para a coletânea). Dos outros, Sol de Verão. Taí um disco que mereceria um volume 2 – uma boa desculpa para pescar nos arquivos da PolyGram alguns nomes que faltaram, como Lady Zu, Claudio Zoli e Edmon. (Silvio Essinger)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Fora da lei Ouvir
(Ed Motta, Rita Lee)
2 Quero te encontrar Ouvir
(Buchecha)
3 Chocolate Ouvir
(Tim Maia)
4 Ponta-de-lança africano (Umbabarauma) Ouvir
(Jorge Ben Jor)
5 Sol de verão Ouvir
(Goró, Márcio)
6 O sangue não nega Ouvir
(Ricardo Augusto, Luiz Melodia)
7 A lei da bala Ouvir
(Farofa Carioca)
8 O homem da gravata florida Ouvir
(Jorge Ben Jor)
9 Estrada errada Ouvir
(Hyldon)
10 De bar em bar Ouvir
(Cassiano)
11 Vamos dançar Ouvir
(Rafael Cardoso, Ed Motta)
12 Tempos modernos Ouvir
(Lulu Santos)
13 Andando nos trilhos Ouvir
(R&G Combo, Augusto César)
14 Take it easy my brother charles Ouvir
(Jorge Ben Jor)
 
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